5 motivos para ensinar português como língua de herança

Se você está lendo este artigo, você provavelmente é uma mamãe ou papai que resolveu passar o português como herança para seus filhos nascidos no exterior. E, se for o caso, parabéns! Criar filhos bilíngues é uma decisão muito sábia.

Porém, vamos ser sinceros e um pouco politicamente incorretos: vale a pena mesmo passar adiante o português? Afinal, o inglês, o espanhol, o francês, ou até mesmo o mandarim não seriam idiomas mais importantes para o sucesso da sua prole? Você provavelmente já leu vários artigos explicando as vantagens do bilinguismo em geral, mas quais seriam os benefícios de ensinar especificamente a língua de Camões?

Se você alguma vez se perguntou uma das questões acima, continue lendo. Este texto é especialmente para as mamães e papais que se esforçam todos os dias para manter o português vivo na vida de seus filhos. Veja abaixo cinco motivos para lembrar por que vale a pena ensinar português como língua de herança:

1) Família:

O principal motivo para ensinar uma língua de herança, seja lá qual ela for, é para manter os laços da criança nascida no exterior com os parentes no país de origem da mãe ou do pai. Sem o aprendizado da língua de herança, a conexão com avós, tios e primos pode ser muito prejudicada. O relacionamento com a família é importante para a formação da identidade da criança, não importa onde ela decida morar no futuro ou quais línguas ela usará com mais frequência.

2) Cultura:

Uma língua é mais do que vocabulário e gramática. Língua é cultura. O conhecimento do português trará a seus filhos toda a rica cultura do Brasil e de Portugal, incluindo a literatura e a música. Se a música brasileira não for um bom motivo para aprender português, não sei qual seria! Muitos músicos estrangeiros estudam português só para poder aprofundar seus conhecimentos sobre nossa música.

3) Facilidade para aprender outras línguas:

Graças aos romanos, que conquistaram toda a Europa, falantes de línguas latinas como o português têm facilidade para aprender inúmeros outros idiomas. Sabendo português fica muito mais fácil aprender o espanhol, o italiano, ou o francês.

4) Ajuda na escola:

A maior parte das palavras acadêmicas em inglês, incluindo muitas “SAT words”, têm origem latina. O latim é também a língua das palavras científicas no mundo todo. Por conhecer o português, seu filho terá mais facilidade para entender as aulas de ciências e até mesmo as de literatura inglesa.

5) Muita gente fala português:

O português pode não ter o status do inglês ou do espanhol, mas é a sétima língua mais falada do mundo. Em 2012, havia 250 milhões de falantes de português no mundo. O português é uma língua realmente globalizada: há países com português como língua oficial em cinco continentes.

— Fim do artigo —
Fale com o autor (em português ou inglês) com o Facebook Comments abaixo da propaganda —

Livros infantis em português para brasileirinhos nos EUA. Veja abaixo!

Silvia is a Brazilian journalist, teacher, and mom. She grew up in Canada as a bilingual child, speaking only Portuguese at home and English everywhere else. Throughout her adult life, she has lived, studied and worked in both Brazil and Canada. Silvia thinks that bilingualism has opened so many doors for her and she wants the same for her children.