5 Benefícios em Criar Filhos Bilíngues

raising bilingual children

A habilidade de falar dois idiomas fluentemente pode ser adquirida com educação, imigração, por nascer ou residir em países bilíngues, ou por nascer em uma família multicultural. A vantagem de nascer em uma família multicultural é o caso de milhares de crianças aqui nos Estados Unidos. Os pais que optam por criar seus filhos bilíngues estão oferecendo a eles grandes benefícios, entre os quais, cinco que considero muito importantes:

1. Maior desenvolvimento cognitivo

O bilinguismo aumenta a estimulação na memória curta que trabalha no armazenamento e processamento de informações. Isto contribui para o desenvolvimento cognitivo que comanda os processos de atenção que o cérebro usa para compreensão, resolução de problemas, planejamento, habilidade de avaliar, julgar e tomar decisões. Ou seja, nós bilíngues, somos ‘cientificamente’ considerados mais inteligentes do que monolíngues. Isto não é uma mera opinião, mas sim uma constatação feita por pesquisas científicas realizadas nesta área, como por exemplo: Working memory development in monolingual and bilingual children; Bilingual Kids Show Cognitive Advantages; Bilingual Effects in the Brain; The Bilingual Advantage; etc.

2. Maior desenvolvimento intelectual

Crianças bilíngues têm a tendência de se desempenharem melhor na escola, elas alcançam maiores notas em testes e exames, algo constatado por pesquisas que compararam o desempenho de crianças bilíngues e monolíngues, como por exemplo: Bilingual pupils do better in exams, report finds; Bilingual classes ‘raise results’; Bilingual kids do better at NAPLAN; etc.

3. Preservação da língua de herança

Para muitos pais, o maior benefício em educar filhos bilingues é o de preservar a língua de herança e os laços afetivos com familiares distantes. Na maioria dos casos, a comunicação das crianças bilingues com seus avós, tios e familiares só é possível por causa da fluência na língua herdada pela mãe, pai, ou ambos. Num mundo cada vez mais globalizado, as pessoas que falam fluentemente mais de um idioma, seja ele qual for, ampliam sua capacidade de se comunicarem em diferentes contextos culturais e situações. Isto é um benefício óbvio para a vida pessoal e profissional.

4. Mais oportunidades profissionais

Ser fluente em mais de um idioma, não importa qual seja, sempre foi e será uma qualificação a mais no currículo. O qual, em muitos casos é crucial para obter um bom emprego. Empresas valorizam pessoas que têm a capacidade de se comunicar em mais de um idioma, já que a globalização é bem presente no mundo dos negócios hoje em dia. Pessoas bilíngues, principalmente aquelas com duas nacionalidades, ampliam suas oportunidades de trabalho dentro e fora dos Estados Unidos.

5. Ganho de cultura e auto identidade

O bilinguismo ajuda na formação da personalidade e auto estima das crianças que crescem numa família multicultural. Crianças que são capazes de se comunicar no idioma de origem dos pais se sentem mais confiantes, especialmente quando estão ao redor de familiares que não falam o idioma do país onde a criança mora. Entender o idioma e a cultura herdada dos pais dá as crianças um senso de identidade pessoal. Finalmente, ser bilingue é ter a oportunidade de viver outros costumes, outros gostos, outras crenças. Crianças bilingues crescem emergidas em diversidade cultural e por isto aprendem a ser inclusivas desde cedo. Elas apreciam o multiculturalismo existente em suas famílias e no mundo.

— Fim do artigo —
Fale com o autor (em português ou inglês) com o Facebook Comments abaixo da propaganda —

Livros infantis em português para brasileirinhos nos EUA. Veja abaixo!

Born in Brazil, Ana Cristina moved to the United States in 1999. Following the birth of her first daughter in 2011, she realized how important it was that she pass on her native language and culture to her children. As a result, she decided to create her own line of books and founded ABC Multicultural (former Little Gringo) in 2013.